Press

PRESS FESTIVAL BANG AWARDS

As candidaturas para a 5ª edição do Bang Awards - Festival Internacional de Cinema de Animação, estão abertas até 31 de agosto de 2020 e podem ser feitas online em www.bang-awards.com 


O Bang Awards é um festival inovador de cinema de animação, tendo como principal foco apoiar a produção de conteúdos. Esta edição apresenta como tema inspirador "CHANGES". 

Ulisses Dias,  diretor do Bang Awards, salienta que o festival na sua última edição  contou com mais de 300 filmes em competição e reuniu 5.000 pessoas, maioritariamente famílias, nos parques da cidade para ver cinema de animação. O tema desta edição é “Changes”, pretende fazer uma reflexão global sobre as mudanças que estão a acontecer no mundo. Adianta ainda que o festival em 2020 contará com uma instalação artística de Burry Buermans, artista belga, inspirado no tema, que será apresentada com o lançamento do programa do festival.

Na escolha dos vencedores, o festival conta com um painel de júris internacional entre eles, Nancy Denney-Phelps (Bélgica), Till Nowak (USA) , Marcelo Marão (Brasil), Ezequiel Dalinguer (Argentina), Luis Miranda (Portugal). 

Os principais prémios estão divididos em três categorias. Durante as submissões, o público é convidado a votar nos seus filmes favoritos. O festival atribui o prémio de 3.000 € ao melhor filme.

A cerimónia do Festival já tem data, os vencedores serão revelados no dia 03 de Outubro de 2020, em Torres Vedras, que contará com uma programação recheada de workshops, talks, sessões de cinema ao ar livre, instalações artísticas, entre outras actividades. 

Em 2018 o Festival Bang Awards bateu todos os recordes, registando mais de cinco mil espectadores em apenas um dia de evento. 

O Festival Bang Awards pretende fomentar o interesse pelo cinema de animação junto do público aliando o cinema , à cultura, à inovação e à tecnologia.


O Festival Bang Awards é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, organizado pela Nau Identidade,  produzido pela Slingshot e apoiado pela A3 Artes Gráficas.